É fato que o atendimento é mais do que o diferencial, se tornou uma necessidade em qualquer tipo de negócio. Mas e quando este atendimento deve ser feito em campo?
É preciso encontrar a melhor forma de executá-lo. Oferecer soluções eficientes aos clientes, garantir resultados de todos os projetos e demandas, não é uma tarefa das mais fáceis.
É um serviço estratégico, onde é necessário dispor de técnicas e ferramentas para melhorar o atendimento em campo. Você está em busca de dicas para otimizar esse setor na sua empresa? Então vem comigo e confira!
1. Preste atenção e ouça seu cliente
Em busca de aumentar a satisfação dos clientes e de reduzir custos operacionais, o serviço de qualquer gestor que atue com uma equipe em campo fica muito dividido. Nesses casos, é preciso ter sempre um olho nos controles gerenciais e outro no pessoal que está em campo.
Essas tarefas exigem muita concentração e agilidade. No entanto, além de focar nelas, é extremamente importante que você também fique atento ao seu cliente.
Por mais que você seja experiente e já esteja acostumado com o trabalho, as necessidades e as particularidades de cada cliente exige cuidados específicos.
Para alguns deles, a questão dos prazos é mais relevante. Para outros, o orçamento, a qualidade, a organização, a metodologia a ser empregada e as margens de segurança são mais relevantes.
Entregar os serviços dentro do escopo definido é tão importante como atentar para os cuidados que cada contratante considera como valores do trabalho. Isso vai fazer com que muitos problemas em campo possam ser evitados.
2. Mantenha sempre um bom canal de comunicação com a equipe de campo
Reduzir o máximo possível seu tempo de resposta a qualquer adversidade que apareça pelo caminho só traz benefícios — e você provavelmente já sabe disso.
Contudo, para que possa conquistar esse menor tempo de resposta, é necessário que você disponha de informações e de dados técnicos. Eles precisam estar ao seu alcance de maneira rápida e confiável.
Depender de receber documentos preenchidos à mão, em várias vias, com protocolos diversos — que às vezes são de difícil compreensão — é prejudicial para o seu negócio. O ATweb é uma ferramenta de comunicação simples e eficiente que permite tratar com seu pessoal de campo no momento apropriado: quando ele ainda está lá.
Assim, você garante a redução de custos — por conseguir economizar horas de trabalho e até gastos com transporte —, o aumento da produtividade de todos da equipe e a segurança das informações.
3. Gerencie bem o tempo
Você, sua equipe de campo e o cliente dispõem de pouco tempo, certo? Ele é um recurso que não pode ser adquirido e estocado, somente administrado.
Por representar também maiores ou menores margens de produtividade, o tempo também impacta fortemente na aumento de custos.
Por isso, é preciso que você consiga utilizá-lo com sabedoria. Sendo assim, organize sua rotina de trabalho para conseguir priorizar o que realmente é importante.
Não menospreze atividades como a realização de diagnósticos e o trabalho de prevenção de falhas, pois eles são responsáveis por fazer com que os planos de serviço andem dentro dos trilhos e por evitar grandes dores de cabeça. Dedique seu tempo proporcionalmente ao impacto que cada tarefa pode produzir no produto final.
Caso tenha gostado dessas dicas sobre como melhorar o atendimento em campo, repasse para seus parceiros e outros contatos, ou compartilhando este artigo em suas redes sociais. Assim você ajuda outras pessoas e empresas a transformar processos e a colher melhores resultados!
Eu vou ficando por aqui, até a próxima!