Com o avanço da tecnologia a forma com que nos comunicamos sofreu grandes mudanças. O reflexo dessas transformações pode ser sentido em todos os aspectos que cercam nossas vidas, inclusive na maneira com que o cliente entende como precisa ser atendido.
A comunicação passou a ser mais imediatista, e ferramentas que atendem essa demanda começaram a surgir no mercado. Atualmente o WhatsApp é uma das ferramentas de comunicação mais versáteis nesse sentido, e vendedores, suporte técnico e times inteiros de vendas utilizam essa ferramenta para aprimorar a qualidade do atendimento, agilizar sua comunicação interna e se comunicar com seus clientes.
Por isso é muito importante que fique sempre claro para seu cliente tudo o que ocorre durante o atendimento, pois ele está do outro lado de olho na tela esperando sua resposta, e a demora ou até mesmo um curto período de ausência sem ser comunicado pode levar a uma frustração, ou ainda pior, pode gerar uma reclamação no RECLAME AQUI, como esta abaixo:
Provavelmente isso não teria acontecido se um simples texto do tipo “volto em alguns instantes” tivesse sido enviada para o cliente, concorda?
Pensando em formas de evitar situações como essa, temos investido muito e evoluído a plataforma ATweb com diversos recursos, e eu gostaria de falar brevemente sobre alguns deles a seguir.
Modelos de respostas prontas
Um dos pilares de um bom atendimento é a agilidade, eu falo sobre isso nesse artigo. Não há dúvida que ter mensagens pré-cadastradas ajuda demais nesse quesito, agilizando muito o retorno de respostas ao cliente, pois basta digitar uma barra “/” no campo da mensagem para ter acesso aos modelos disponíveis.
Pausas no atendimento
Lembra sobre deixar claro para o cliente tudo o que está ocorrendo durante o atendimento? Pois bem, somos todos seres humanos e certamente haverá momentos em que precisaremos fazer uma pausa para ir ao banheiro, tomar um café, uma água, levantar um pouco da cadeira, almoçar, etc. Isso deve ser sinalizado ao cliente durante o atendimento. Para isso criamos no ATweb um recurso onde você pode criar seus motivos de pausas, e sempre que estiver em pausa e o cliente mandar uma mensagem pra você, automaticamente será enviada uma mensagem ao cliente que você está ausente (você configura essa mensagem).
Horários de atendimento
Caso você não tenha operadores humanos atendendo 24 horas por dia, uma boa prática é definir seus horários de atendimento. Dessa forma, quando o cliente entrar em contato com sua empresa fora de seu horário de atendimento, automaticamente o ATweb enviará uma mensagem (que pode ser personalizada por você) para o cliente, informando que não existem um atendente disponível naquele horário.
Afinal de contas, transparência é tudo, né? Quando o cliente consegue saber tudo o que acontece durante o atendimento já é mais de meio caminho andado, pode ter certeza.
Para conhecer mais sobre a plataforma ATweb acesse www.atweb.com.br.
Eu vou ficando por aqui. Até a próxima!